Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Domingo à tarde

Senta-te, desfruta e serve-te enquanto vou ali fazer uma sestinha

19.Set.18

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo

David Marinho

É um assunto que domina um grande número de pessoas que, começando na maioria das vezes por questões financeiras, se vêem obrigados a ter de trabalhar para pagar os estudos. Quem o faz mais tarde (já com emprego), fá-lo por questões de carreira ou apenas como um balão de oxigénio, caso se vejam obrigados a lutar por um emprego, tendo os estudos um ponto a favor.

Em todos os casos, o problema é o mesmo: falta de tempo e paciência. A falta de tempo é notória, porque o trabalho estando em primeiro lugar, nem sempre temos tempo para os estudos. Já a falta de paciência é uma questão de tempo, porque os estudos pesam sempre.

A minha experiência diz-me que é preciso um planeamento muito grande. É preciso mais ainda foco e estabilidade emocional para nos aguentarmos à bronca, com horas e horas de estudo depois de horas e horas de trabalho. É preciso apoio dos que estão à nossa volta (ajuda muito), sentirmos que o que estamos a fazer é mais importante do que pensamos, independentemente dos objectivos que tenhamos em mente.

Mas sobretudo - era aqui que queria chegar - estudar toda a vida é importante. É importante buscar conhecimento sempre, termos presente o presente e o futuro, sem esquecer o passado. O cérebro é um músculo que precisa de ser exercitado TODA a vida. E sabermos mais, além de depender apenas de nós, é para nosso bem.

6 comentários

Comentar post